-
Arquitetos: Jobe Corral Architects
- Área: 3592 ft²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Casey Dunn, Casey Woods
-
Fabricantes: Adobe, Arcon Glas, Ashley Norton, AutoDesk, Badeloft, Boffi, Drophouse Design, Enabler, Envornimental Survey Consulting, Ferguson, Flitch, Signature Hardware, Trimble, Vent-a-Hood, Wolf
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência, localizada no Texas Hill Country, EUA, fala de sua relação com o campo: a equipe concordou, desde a primeira visita, que a estrutura deveria ser integrada ao seu meio ambiente composto por exuberantes carvalhos e com uma visão aberta da paisagem e do rio. Nesse local é fundamental buscar proteção contra o sol, ventos fortes e chuvas torrenciais.
Essa necessidade de formas básicas de abrigo e o amor dos proprietários pela terra, impulsionou o conceito e desenho da residência. O programa está estruturado em um pátio formado pela casa principal, ala dos hóspedes e piscina. A camada externa do pátio é feita de paredes de taipa de 60 cm que parecem emergir da terra e formam uma casca protetora para o interior da edificação.
A cor e a textura da taipa conecta as paredes ao seu entorno, criando uma forte relação com o local. Remetendo à luz filtrada pela folhagem, uma treliça de aço e cortinas verticais de madeira fornecem uma camada adicional de sombra para atenuar os raios solares. A espessura da parede e os elementos de sombra permitem a inclusão de grandes espaços envidraçados com vistas para o campo e o rio. Esta relação entre interior e exterior é reforçada em momentos específicos que conectam o ser humano à terra, árvores e vistas nas quais está inserido.
No pátio central existe uma cisterna subterrânea que serve de reservatório de água para toda a residência. Acima, em calcário, estão alpendres e terraços com plantas nativas que facilitam a transição entre os volumes e a paisagem natural. Tanto no interior como no exterior, o usuário pode desfrutar do campo e ao mesmo tempo sentir-se protegido das intempéries com uma forte sensação de integração.